domingo, 28 de novembro de 2010

Desenvolvimento Motor Infantil

Palestra ministrada na escola Pólo Infantil em 23 de Novembro 2010 sobre "Atividades que os Pais Podem Realizar em Casa para Aprimorar/Acompanhar o Desenvolvimento Motor do Bebê"

Divirtam-se!!!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Etapas do Desenvolvimento Motor - Primeiro Ano de vida!

Primeiro Mês:

A postura do recém nascido é a flexão fisiológica. Predomina a assimetria. É capaz de virar a cabeça para ambas as direções. Em decúbito ventral ele é capaz de virar a cabeça para liberar as vias aéreas. A cabeça do recém nascido cai completamente para trás. A criança recém-nascida move os braços, as pernas e o corpo inteiro ao mesmo tempo (movimento em bloco) porque não pode ainda diferenciar os movimentos separados.  Objetos que se movem na linha visual são percebidos e já fixados por pouco tempo. Os olhos acompanham junto com a cabeça à estimulação por um objeto, ou pelo rosto da mãe, até a linha média.

Segundo Mês:
  
Deitadinha a criança ainda apresenta predomínio de flexão, mas realiza uma extensão melhor. O corpo já está simétrico. Na posição ventral já pode estender o tórax A cabeça levanta-se por curtos intervalos, ainda ligeiramente oscilando, mas não além dos 45º.Quando puxada para sentar, a cabeça ainda oscila, mas ela orienta-se para a posição ereta mais estável. Objetos que se movem são percebidos e fixados na linha visual. Os olhos param até que o objeto saia do campo visual.

Terceiro Mês:
  
 A criança pode virar-se para os dois lados, não mais em bloco, mas já com certa rotação. A cabeça pode ser mantida na linha média, mas se coloca, freqüentemente, para um dos lados. As mãos podem ser trazidas para a linha média. Ela já brinca com as mãos e pode segurar objetos, levando-os à boca. Na posição ventral, ergue a cabeça a 45º e o apoio sobre os antebraços ainda não é estável.

A criança já colabora quando se quer levantá-la da posição dorsal. A cabeça já acompanha bem, mas ainda oscila um pouco.  Os movimentos dos olhos e cabeça já são, muitas vezes, simultâneos e coordenados.

Em resumo, sentar e ficar em pé não são posturas independentes no primeiro trimestre. Mas o bebê mostra sinais do que está para acontecer. Lutando contra a gravidade, ele adquire controle da cabeça e dá um grande passo para vencer a força da gravidade que o havia deixado tão fisicamente dependente no momento do nascimento.

Distingue e reconhece a prestadora de cuidados principal, iniciando-se o desenvolvimento de uma relação privilegiada
Olha para a face dos pais
Segue objetos com os olhos
Reage aos sons
Quando de barriga para baixo, tenta levantar o tórax com a cabeça
Brinca com as próprias mãos

Quarto Mês:
  
As mãos são trazidas à linha média e contempladas, coordenadamente com a atitude da cabeça e do corpo. Em posição ventral, a cabeça já se ergue a quase 90º e apóia os antebraços com bastante estabilidade. Já iniciam os movimentos de rastejamento. Percebe objetos na linha média. Acompanha com os olhos e movimentos da cabeça um objeto até mais de 180º. Mãos, dedos e objetos são levados à boca e sugados. A criança opõe resistência quando lhe querem tirar um brinquedo. Já consegue distinguir bem as qualidades de sons.

Quinto Mês:
  
 Pode virar-se de um lado para o outro e, às vezes, atingir o decúbito ventral. Já leva os pés à boca. Em decúbito ventral, a cabeça ergue-se bem até 90º. Começa o deslocamento de peso para um dos lados, a fim de liberar um dos braços. Estabilidade incipiente do tronco.

Sexto Mês:
  
 Se a criança se senta, pode-se tirar as mãos por curtos períodos. Ela joga-se, então, para adiante, tendo um controle de peso insuficiente. Quando colocada em pé, apresenta boa simetria da postura, mas não se mantém independentemente. Já pode falar algumas palavrinhas como papai e mamãe.

Sorriso social
Responde à voz dos pais
Tenta alcançar brinquedos suspensos
Explora brinquedos (especialmente com a boca)
Segura a cabeça quando levantado pelo adulto
Movimenta-se com mais facilidade - Rola sobre si próprio.
Balbucia

Sétimo Mês:
  
Não permanece mais deitadinha, virando-se para um dos lados. Em decúbito ventral, às vezes tenta ficar de gato. Sentada, apresenta bom equilíbrio quando se inclina para frente. Quando segurada pelas axilas, tenta equilibrar-se, mas oscila. A criança agarra objetos e tenta estabilizar-se neste sentido. Objetos menores e maiores são agarrados, quase sempre com a palma da mão. Já existe boa coordenação dos músculos oculares, boa coordenação olho-mão, já acompanha em todos os planos. Já come biscoitos que lhe são dados, bebe em xícara que alguém segura para ela e come com colher.

Oitavo Mês:
  
Da posição ventral, pode, fletindo-se, passar para a posição de gato. Sentada, já se apóia com rotação muito boa para adiante e lateralmente. Apoiando-se, já consegue ficar em pé. A criança tornou-se muito mais estável e chega à posição ereta embora ainda sem segurança. Assim, do ponto de vista mental, há uma melhor situação e pode, a partir daí, descobrir melhor o seu meio. Movimentos continuados, modificações na posição e tentativas constantes de alcançar alguma coisa no espaço determinam o desenvolvimento.

Nono Mês:
  
Quase nunca assume a posição dorsal e ventral. Senta-se estavelmente e, quando perde o equilíbrio, reage com contramovimento do corpo. Fica em pé com maior estabilidade e, quando segurada, apresenta bom equilíbrio. Nessa idade, o brinquedo bem agarrado já pode ser atirado. Pega objetos pequenos com o polegar e o indicador (pinça).

Compreensão da relação causa-efeito
Passa os objetos de uma mão para a outra
Noção de permanência do objeto
Apanha pequenos objetos utilizando a sua mão
Senta-se sem apoio
Gosta de brincar de “esconde esconde”
Tenta colocar-se de pé, agarrando-se aos móveis
Reage a situações/pessoas desconhecidas
Começa a entender o significado do “não”

Décimo Mês:
  
Atinge o sentar sem apoio independentemente, com bastante equilíbrio. Também já fica em pé sozinha segurando em objetos. Passa da posição em pé para sentada e sentada para em pé.A criança fica em pé e tenta largar-se. Anda ao longo dos móveis, engatinha. Por isso, já não se pode deixá-la só.

Décimo Segundo Mês:
  
Ainda preferem engatinhar, pois é uma locomoção mais rápida, mas já começam a dar os primeiros passos.



Aponta e Segue com o olhar quando apontam
Bate com pequenos brinquedos um no outro
É capaz de dizer papá e mamã com significado
Anda com apoio
Engatinha
Necessidade crescente de exploração do ambiente à medida que se torna mais independente
Preferência por determinados objetos/brinquedos