quarta-feira, 2 de março de 2011

Shantala no Berçário: uma experiência de sucesso!

A Shantala é a massagem indiana para bebês. O médico Frédérick LEBOYER, obstetra francês, trouxe para o Ocidente o conhecimento desta técnica na qual as mães indianas massageiam seus bebês. Com óleos essenciais e muitas vezes cantarolando, a massagem é uma troca de mãe-filho e filho-mãe. Uma sinergia única! Muitas vezes 3 a 4 vezes ao dia as mães sentam-se à beira de uma esquina com seus bebês no colo e incia-se o ritual. É uma técnica milenar passada verbalmente de gerações para gerações. Sua essência é de trazer ao recém-nascido lembranças de sua vida intra uterina, através do toque, dos movimentos, dos sons...

Os benefícios da Shantala são muitos. O já citado aumento do vínculo mãe-bebê ocorre quando ao longo da massagem a mãe vai notando as respostas do bebê, conhecendo melhor o seu corpinho e percebendo suas limitações. Podemos citar ainda como benefícios: aprimora o tônus do recém nascido; fortalece musculatura de tórax; aumento da circulação sanguinea e linfática fazendo todos os órgãos funcionarem melhor inclusive sistema gastrointestinal reduzindo cólicas, gases e desconfortos abdominais muito comuns nos bebês; auxilia no desenvolvimento sensório-motor, crianças com melhor organização de consciência corporal; prevenção de problemas respiratórios.

Na sociedade indiana as mães passam a maior parte do dia com seus filhos no colo, onde quer que vão levam eles consigo. Em sua grande parte não trabalham fora e seu foco é o lar e os filhos. Já a mulher ocidental  trabalha fora, cuida da casa, de sua carreira, dos filhos, tem que estar sempre em dia com a aparência...enfim...só de pensar já cansa (ufa!)



A Shantala na sua essência é realizada pela mãe. Levando-se em conta as diferenças sócio-culturais há projetos nos paises ocidentais de aplicação da Shantala dentro do berçário da escola infantil, uma vez que é ali aonde as crianças passam a maior parte do seu dia. Ainda são poucos estabelecimentos aqui no Brasil que são abertos a essa idéia e têm a sensibilidade de oportunizar aos seus clientes esta dádiva. A Shantala no berçario não visa substituir a massagem da mãe e, sim difundir este conhecimento para as mamães e aumentar o número de vezes que a criança recebe a massagem. Deve ser aplicada por profissional capacitado.

Cada vez mais a Shantala será conhecida da população em geral. Não tenho a pretensão de fazer a técnica idêntica à original, até por que seria impossível. As adaptações culturais são necessárias para que a Shantala tenha êxito em nossa sociedade. A inserção da massagem nas escolas de educação infantil é uma forma de difundir a técnica e os benefícios serão percebido em nossas crianças... no nosso mundo futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário